quinta-feira, 18 de junho de 2015

HQ Superman: O Início da História do herói

O super herói mais antigo das histórias em quadrinhos, que hoje nos cinemas é interpretado por Henry Cavill, já passou por várias fases desde sua criação, em 1933, por Jerry Siegel e Joe Shuster.

 site pulpartists.com

Durante dois anos, eles tentaram sem  sucesso, vender as histórias para os distribuidores americanos de tiras de jornal, (os sindicates). Só em 1938, quando as tiras chegaram as mãos do editor Vin Sulivan, é que foram parar na nova publicação do Detective Comics, a Action Comics e lançadas ao público. Uma curiosidade é que a publicação pagou apenas $130 (aproximadamente R$400,00), pelos direitos de publicação do super herói.

São 4 eras diferentes nas histórias em quadrinhos ( e um período de transição entre 1985 e os anos 2000 para o Superman):

1938-1950 - Era de Ouro
1950-1970- Era de Prata
1970-1985- Era de Bronze
1985 Superman Pós "Crise nas Infinitas Terras" (evento da DC que envolvia todos os personagens em quadrinhos, de todas as terras).
2000 em diante- Fase atual

Warner 
Sabemos que o Henry, leu muitos gibis do Superman quando criança, e também quando soube que ganhou o papel do herói nos cinemas. Ele já afirmou em entrevistas, que evitou ver os filmes e séries para não ser influenciado pela interpretação de outros atores.

Qual será a fase preferida dele?



Capa da action#1 fonte DC Na Era de Ouro dos quadrinhos, (de 1938 a 1950), onde tudo começou, o Superman foi capa da Action Comics#1.

No início, não podia voar, apenas dar grandes saltos, capazes de cruzar um edifício. Se movia com grande velocidade, ultrapassando um trem, por exemplo. Sua força o capacitava para dobrar aço com as mãos, e era invulnerável a balas. Ele não tinha visão de calor, ou superaudição, ou visão telescópica e outros poderes que apareceriam ao longo dos anos.

Trabalhava no jornal Planeta Diário, como repórter, e salvava Lois Lane dos perigos que apareciam no decorrer de suas matérias para o jornal. A repórter se derretia pelo Superman, mas desprezava Clark Kent.

Segundo o site HQManiacs.com "Suas primeiras histórias giravam em torno de problemas sociais contemporâneos dos Estados Unidos naquela época, como violência doméstica, violência no trânsito, direitos dos trabalhadores, golpistas estelionatários, a indústria armamentista, corrupção política e nos esportes, condições de moradia, delinquência juvenil etc. O primeiro supervilão, o cientista Ultra-Humanoide, só apareceu em Action Comics #13


























































                               Quadrinhos Superman fontes site hqmaniacs e legião dos heróis


 Lex Luthor  e vilões fonte universohq 
Superman também era um herói mais justiceiro, que apesar de não tomar a vida de ninguém, não tinha problemas em ameaçá-los ou usar da força quando necessário. Ele enfrentava inclusive as autoridades, chegando ao ponto de destruir uma favela, somente para que o governo fosse obrigado a construir moradias dignas para a população de baixa renda, como fazia quando eram vítimas de um desastre. Por conta disso a polícia colocou até um prêmio por sua captura."

O sucesso do herói, fez com que os concorrentes criassem seus personagens para tentar conquistar o mercado. Um caso famoso na época foi o Capitão Marvel, criado pela Fawcett Publications, que de certa forma ajudou a turbinar o Superman, pois se o Capitão Marvel podia voar, Superman também! E assim novos poderes foram agregados ao Homem de Aço.

No final dos anos 40 as histórias começaram a ser mais fantasiosas, do que com cunho social e Lex Luthor assumiu o posto de arqui-inimigo.

Entre 1950 e 1970, na Era de Prata, surgiram gibis específicos para outros personagens, como Lois Lane, e também, surgiram novos nomes no universo HQ, como a prima do Homem de Aço, a Supergirl e também os vilões da Zona Fantasma. A DC criou o Superboy, para preencher a lacuna de aventuras da infância do herói.e essa "mescla" permaneceu na cronologia do kryptoniano.

Apareceram também vários tipos de Kryptonita, além da verde, para sabotar nosso herói: a vermelha gerava mutações, a dourada tirava seus poderes e a negra podia criar um duplo maligno.

Começou nessa fase a amizade entre o Superman e Bruce Wayne, o Batman. Como comenta o site HQManiacs.com: "Ambos os heróis estrelavam desde 1941 uma revista chamada World´s Finest (Melhores do Mundo), onde cada um aparecia em histórias separadas em sua maioria, assim como outros super-heróis menores que dividiam a revista... Mas a partir da Era de Prata, foi proposta uma mudança, para World´s Finest não ser apenas mais uma revista com histórias dos dois heróis, já que ambos estrelavam outras publicações. A partir do número #71, de 1954, eles passaram a ser uma dupla. Ambos conheciam suas identidades secretas, e se tornaram grandes parceiros e amigos.

Superman e Batman também contracenariam juntos em outra série, o grande sucesso comercial da DC na Era de Prata: a Liga da Justiça da América".

Liga da Justiça fonte site cairifan.com.br 















Como vocês podem ver, esses dois se conhecem faz tempo!

O Homem De Aço, tem muitas aventuras pela frente... Não é Henry?

Henry Superman fonte divulgação Warner

E ainda há muita história para um único post. O restante fica para o próximo.

Fabiana Franzosi - Crazy for Henry Cavill BR

0 comentários:

Postar um comentário