quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Superman e o traje emblemático ao longo da história

Até chegarmos no traje atual de Superman, em O Homem de Aço, do diretor Zack Snyder, houve uma significativa transformação. A roupa vanguardista usada hoje por Henry Cavill, nem sempre teve essa aparência.


screenrant.com
 De 1938, com a primeira criação de Jerry Siegel e Joe Shuster, (para estampar a capa da Action Comics #1), o visual das botas foi comparado a um look levemente circense. Até hoje, esse primeiro visual do Superman é uma das imagens mais icônicas do universo HQ.


capa AC#1 dc comics
Além da mudança nas tonalidades do traje e da capa ao longo do tempo, o logotipo ”S”, sofreu várias alterações. Considerado o segundo símbolo mais conhecido na Terra, no começo, ele veio  por cima de uma espécie de escudo, lembrando um distintivo policial. Depois, surgiu em uma tonalidade de vermelho mais vivo, sobre um triângulo amarelo. Em 1940, na Action Comic #26, o artista Paul Cassidy desenhou o “S” dentro de um triângulo em forma de diamante, aproximando-o do que conhecemos na atualidade.







                          comics


A cueca vermelha também sofreu alterações, nas gerações do “uniforme” que o super-herói apresentou. Na primeira adaptação para TV, em 1950, por exemplo, o ator Kirk Alyn usou uma versão dessa peça, muito maior do que as estampadas nos quadrinhos. Já em O Homem de Aço, ela foi eliminada, o que gerou memes na internet, sugerindo que até que enfim o Superman havia aprendido que a cueca fica embaixo da roupa.

Em 1986, o artista John Byrne foi chamado para elaborar novas histórias para o kryptoniano e desenhou o herói com braços mais fortes,  ombros largos, cintura mais fina e musculatura aparente, comparando o Superman com as estrelas dos filmes de ação da década.

“O Retorno do Superman”, de 1990, trouxe um herói com cabelos na altura dos ombros, uma roupa negra e o logotipo cromado, num aspecto mais sombrio. Na mesma década, o seriado de TV Lois e Clark: As Novas Aventuras de Superman, a roupa exibiu tons de azul e vermelho mais escuros, do que as versões anteriores.


                             comics

A versão atual, usada por Henry em O Homem de Aço, não é mais uma criação dos Kent, como nas histórias anteriores e sim, uma roupa kryptoniana, usada pelos cidadãos de seu planeta natal e que aqui funciona como uma tecnológica armadura de batalha. A preocupação era que mesmo repaginado, o novo Superman deveria ter seu símbolo reconhecido imediatamente e, assim, poder criar um relacionamento com o público. Para isso o “S” vem maior e representa a esperança, no planeta natal de Kal-El.


Warner
Este provavelmente não será o último traje para o Superman, mas caso ele seja recriado, estamos curiosas para ver como Henry ficará nele.


Fabiana Franzosi – Crazy For Henry Cavill BR.

0 comentários:

Postar um comentário