O compositor Daniel Pemberton passou cerca de um ano
trabalhando na musica do filme de Guy Ritchie O Agente da U.N.C.L.E., que é
estrelado por Henry Cavill e Armie Hammer. E parece que valeu a pena, as criticas
até agora receberam a trilha com glória e louvor. Pemberton criou uma trilha
sonora extremamente cativante, animada e que trás os anos 60 de volta.
Gravada no Estudio 2 da legendária Abbey Road Studios, a
partitura trás a vibe dos anos 60 e ao mesmo tempo toda a atmosfera das
exóticas locações do filme e dos super sexies espiões.
Conhecido pelo seu aclamado trabalho na TV Britânica –
Pemberton tem inúmeros Emmy e BAFTA awards, ganhos por suas trilhas em dramas e
documentários como Complicit, Peep Show, The Game, Upstairs Downstairs, Dirk
Gently, Prey, Space Dive, Occupation, Desperate Romantics e Hiroshima.
Pemberton trabalhou em trilhas sonoras de outros filmes, incluindo O
Conselheiro do Crime (2013) de Ridley Scott e em outras produções como Blood
(2012), In Fear (2013) e Cuban Fury (2014), que fez ele ser nomeado para o
‘Discovery Of The Year’ (Descoberta do Ano) no prestigiado World Soundtrack
Awards em 2014.
Nós recentemente nos encontramos com o ocupado compositor
(ele está no momento trabalhando na musica do filme STEVE JOBS) para conversar
sobre suas influências musicais, o que ele pensa de Henry Cavill como Napoleon
Solo e se houve alguma influencia da trilha da série de TV original na música
do filme.
Quais são algumas de suas influencias musicais? Eu soube que
você é um fã de Lalo Schifrin.
Existem muitos músicos, artistas e compositores que me
influenciaram durante os anos. Mas nesse filme, eu tenho que dizer que fui
inspirado por grandes compositores dos filmes dos anos 60. Pessoas como Lalo
Schifrin, mas também John Barry, Serge Gainsbourg, Ennio Moriconne, Roy Budd,
Francis Lai – a lista é longa. Mas não somente eles, mas também vários álbuns
da época também – tudo desde Rock, música psicodélica até jazz e música
clássica.
Você ouviu alguma coisa da música feita para a série de
televisão original ‘O Agente da UNCLE’?
Eu vi algumas coisas, mas eu já estava bem familiar com esse
mundo sob a perspectiva musical, já que eu cresci ouvindo muitas trilhas como
essa.
A musica da faixa 3 chama-se “His Name is Napoleon Solo” (O
Nome Dele é Napoleon Solo). Essa musica foi diretamente inspirada no Henry
Cavill ou foi no personagem Solo?
Eu acho que um pouco de ambos. Para mim agora Henry é o
Napoleon Solo. Eu passei muito tempo com ele musicalmente falando – não o real
Henry, deixando claro, mas o da tela! – então para mim ele é o único Solo que
eu conheço agora. Essa música toca quando nós o conhecemos perto do começo do
filme. E ela tem o peso, frieza e arrogância que o Henry trouxe para o
personagem, então a respeito disso, sim, ele foi uma grande influência para a
faixa.
A trilha tem um toque Cubano com bateria e violão. Foi uma
referência a musica da série de TV?
Essa trilha tem mil e uma coisas nela – de solos de violão
Espanhol, flauta baixo, orgão Hammond, percussão, vocais gritados, Cravos
antigos dos anos 60 (*uma espécie de piano), violões vintage, dois bateristas –
Na verdade de tudo um pouco, mas nós usamos até lata de leite como parte da
percussão na parte do grande ataque perto do final do filme e isso deu um
grande som! Guy (Ritchie) ama tudo que soa diferente e sempre gosta quando a
música o surpreende, então eu sempre tento por novas ideias e instrumentos
durante o processo, e eu acho que isso faz que a trilha fique muito mais
surpreendente.
Você deu algum pitaco em relação as músicas que acompanharam
a sua trilha?
O Guy no final decide o que entra ou não no filme, mas
sempre há uma boa discussão sobre isso. Ele também tem um ótimo editor chamado
James Herbert que é brilhante em fazer o filme funcionar com a música de várias
formas.
Você conheceu o Henry Cavill? E se sim, como foi a
experiência?
Infelizmente não, eu estive no set depois que eu consegui o
trabalho – foi na minha entrevista de trabalho na verdade – e eu conheci Alicia
e Armie, mas infelizmente o Henry não estava lá naquele dia. E por lá tinha uma
grande cadeira vazia escrita Napoleon Solo nela. Foi o que aconteceu. Mas
provavelmente vou conhecê-lo amanhã a noite, já que temos uma grande exibição
do filme no Reino Unido. Eu vou dizer oi por você. : ) (Nota: Ele está falando
da premiére na Somerset House em Londres no dia 7 de Agosto).
Se você viu o filme completo, o quê você achou da
performance do Henry?
Ele é ótimo. Realmente há humor e entusiasmo para ele neste
filme e ele consegue fazer isso sem nenhum esforço. Eu até disse enquanto
assistia ‘esse cara vai ser incrível como Clark Kent’. Eu espero que eles o
deixem explorar mais esse lado nos filmes do Superman, porque ele é tão bom
quando está interpretando personagens menos sombrios.
Alguma história engraçada durante o seu tempo trabalhando em
UNCLE?
Sim, várias. Mas eu não sei se elas devem ser contadas em
publico, ha ha!
Você já fez música para televisão, filmes, documentários e
vídeo games. Para que meio você prefere compor?
Depende. Eles são todos diferentes. Eu amo filmes porque
você pode escrever uma grande escala de música e você tem várias ferramentas a
sua disposição para fazer coisas insanas. Mas você fica praticamente sem vida.
Eu estive nesse filme por quase um ano sem parar! Foi muito muito trabalho...
Mas eu acho que valeu a pena.
Qual é a sua favorita faixa da trilha sonora de UNCLE e por
quê?
Eu acho que “His Name Is Napoleon Solo” é uma das minhas
favoritas. Sempre que alguém aparecia quando nós estávamos mixando, eu
geralmente mostrava essa música para a pessoa. Ela simplesmente é tão legal.
Nós também trabalhamos nela logo no inicio então talvez isso tenha a ver com
alguma coisa ha ha. Mas eu também amo “Take You Down”, “Escape From East
Berlin”, e algumas outras...
Qual foi a sua visão para a trilha? E você acha que
conseguiu alcança-la?
Eu espero que sim. A visão mudava conforme o filme avançava,
mas eu realmente amo o que ela se tornou. Eu quis escrever uma musica de espião
louca, colorida e empolgante. E eu acho que eu consegui. Hurrah!
Quais são seus próximos projetos e no que você vem
trabalhado desde que finalizou UNCLE?
Eu estou fazendo o nome filme de STEVE JOBS com Danny Boyle
no momento, e os começamos a gravar agora. Eu não posso mesmo falar muito sobre
isso, mas o filme é fantástico. Musicalmente muito diferente do que eu fiz com
U.N.C.L.E, o que também é bem legal. As pessoas vão ficar surpresas. Mas eu tenho
que estar de pé daqui 7 horas e ir gravar um monte de coisas, então eu
realmente preciso ir para cama!
Track List:
1. Compared To What (Roberta Flack)
2. Out Of The Garage (Daniel Pemberton)
3. His Name Is Napoleon Solo (Daniel Pemberton)
4. Escape From East Berlin (Daniel Pemberton)
5. Jimmy, Renda se (Tom Zé and Valdez)
6. Mission: Rome (Daniel Pemberton)
7. The Vinciguerra Affair (Daniel Pemberton)
8. Bugs, Beats and Bowties (Daniel Pemberton)
9. Cry To Me (Solomon Burke)
10. Five Months, Two Weeks, Two Days (Louis Prima)
11. Signori Toileto Italiano (Daniel Pemberton)
12. Breaking In (Searching The Factory) (Daniel Pemberton)
13. Breaking Out (The Cowboy Escapes) (Daniel Pemberton)
14. Che Vuole Questa Musica Stasera (Peppino Gagliardi)
15. Into The Lair (Betrayal Part I) (Daniel Pemberton)
16. Laced Drinks (Betrayal Part II) (Daniel Pemberton)
17. Il Mio Regno (Luigi Tenco)
18. Circular Story (Daniel Pemberton)
19. The Drums Of War (Daniel Pemberton)
20. Take You Down (Daniel Pemberton)
21. We Have Location (Daniel Pemberton)
22. A Last Drink (Daniel Pemberton)
23. Take Care Of Business (Nina Simone)
24. The Unfinished Kiss (Daniel Pemberton)
DIGITAL BONUS TRACKS
25. The Red Mist (Daniel Pemberton)
26. The Switch (Daniel Pemberton)
27. Warhead (Daniel Pemberton)
28. Fists (Daniel Pemberton)
Fonte : Henry Cavill Org
0 comentários:
Postar um comentário