segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Henry Cavill e o símbolo da Inglaterra


Neste fim de semana, o ator britânico Henry Cavill, 32, foi clicado por fãs quando prestigiava a Rugby World Cup (Copa do Mundo de Rugbi) em Londres. Ele usa a camisa da seleção inglesa, que tem como símbolo a Red Rose (rosa vermelha), originalmente conhecida como Tudor Rose (Rosa Tudor).

A rosa Tudor é o símbolo nacional da Inglaterra e leva o nome daqueles que reinaram no país de 1485 a 1603. Ela foi criada com a junção de outras duas rosas, simbolizando a união da Casa de York com a Casa de Lancaster. Casas que estavam em guerra, disputando o trono da Inglaterra. Esta guerra foi chamada de Guerra das Rosas pois a casa de York usava uma rosa branca como emblema nas batalhas, e a Casa de Lancaster, uma rosa vermelha.

Henry Tudor, (filho de Margaret Beaufort da Casa de Lancaster), derrotou o último rei York, Richard III, na Batalha de Bosworth, em 1485, e tornou-se o Rei Henrique VII.
Depois de assumir o trono, Henrique VII casou-se com Elizabeth de York (1486), unindo as duas casas e unificando os dois emblemas surgiu o símbolo do início do reinado: a Rosa Tudor.
Há uma xilogravura histórica, do século XVI, representando a coroação de Henrique VIII e Catarina de Aragão, que mostra os respectivos brasões das casas: a Rosa Tudor e a Romã (da Casa de Aragão). Catarina e sua filha Maria I, tinham como brasão a Rosa cortada ao meio combinada com a romã.

Esses personagens apareceram representados (respectivamente), por Jonathan Rhys Meyer e Maria Doyle Kennedy, na série de TV The Tudors, na qual Henry Cavill interpretou Charles Brandon, o Duque de Suffolk., por quatro temporadas.



A rosa que surgiu como símbolo da paz e hoje representa a Inglaterra, aparece no Brasão Real do Reino Unido, como emblema do Corpo de Inteligência do Exército Britânico, está presente também no Supremo Tribunal do Reino Unido e entre outros, como símbolo do time de Rugbi da Inglaterra e da Liga de Rugbi, fundada em 1871.
Claro que presente em sua história, (fazendo parte de seu esporte preferido e de um trabalho que projetou sua carreira), a Rosa tem um significado mais que especial para Henry.
Fabiana Franzosi -Crazy for Henry Cavill BR

0 comentários:

Postar um comentário