terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Dia da Lembrança por aqueles que não podem ser esquecidos


Na 11° hora do 11° dia do 11° mês em 1918, um acordo de armistício(1) foi assinado entre os Aliados, (a Entente composta por França, o Império Britânico e Itália, entre outros países), e os Alemães. Mesmo não se tratando de uma rendição, o acordo acabou com a luta real da Primeira Guerra Mundial – que seria oficialmente encerrada mais de seis meses depois com o Tratado de Versalhes.

Para todos os militares e suas famílias, a data significa: agradecimento, reconhecimento e lembrança. Com os Royal Marines - que tem o ator britânico Henry Cavill como embaixador de seu fundo de caridade - não seria diferente.


Na data histórica de 11 de novembro de 1918, as armas da Frente Ocidental ficaram em silêncio após mais de quatro anos de guerra contínua. O silêncio de dois minutos foi acompanhado por pessoas de muitas partes do mundo. A data ficou conhecida como Dia do Armistício, Dia da Lembrança ou Dia Poppy (=papoula).


Vídeo: Royal Navy

O símbolo dessa data - a Poppy -  surgiu quando em 1915, o médico canadense e tenente-coronel John McCrae escreveu o poema In Flanders Fields, (Nos campos de Flanders). Inspirado pela tristeza de presidir o funeral de seu amigo e parceiro no front Alexis Helmer, que morreu na Segunda batalha de Ypres. John escreveu o poema dentro de uma ambulância após observar que papoulas de um vermelho vivo floresciam nos campos de batalha e próximo as sepulturas dos soldados. O local onde ele criou o poema é hoje um memorial que leva seu nome, em Flanders, região da Bélgica.


Instituída pelo Rei George V, em 1919, a data vem sendo desde então o Dia da Lembrança daqueles que morreram em combate. A cada ano, os membros da Família Real participam de eventos da lembrança em todo o mundo, (o cerimônial britânico lembra da tropa de Commonwealth cujos soldados morreram enquanto serviam seus países), Os eventos terminam no Cenotáfio (2) em Whitehall, quando a Rainha lidera a nação em Memória com 2 minutos de silêncio.


A rainha Elizabeth e a família Real participaram dia 07 de novembro do Festival anual da Lembrança no Royal Albert Hall, e no dia 8 que é conhecido como o Domingo da Lembrança – o segundo domingo de novembro – depositaram coroas de flores no Cenotáfio.


A data gera comoção em todos os setores. As escolas recebem sementes de papoulas para plantio, é criada uma coleção especial de selos, há cerimônias de homenagens simultaneamente em várias partes do mundo.

O Museu Royal Marine, todas as quartas-feiras, disponibiliza contato com curadores e arquivistas especializados para quem quer pesquisar sobre antepassados militares. A Banda da corporação também participa com seu concerto anual para angariar fundos, celebrando o Dia da Lembrança.


Além do Fundo de Caridade Royal Marine, a Royal British Legion - fundada por veteranos da Primeira Guerra – também arrecada valores para dar suporte a militares com problemas psicológicos, mutilados e suas famílias. Em parceria com a War Graves Comission Commonwealth, a British Legion, desenvolveu o projeto www.everymanremembered.org.uk, para homenagear individualmente mais de um milhão de homens e mulheres que em serviço no local, foram mortos durante a Primeira Guerra.

Henry que se envolve e divulga as campanhas do Fundo de Caridade Royal Marine e tem seu irmão como integrante da corporação – o Major Nick Cavill – compartilha do desejo de não deixar essa data ser esquecida. Muito menos, aqueles que deram suas vidas em combate. O ator já usou a papoula, símbolo do Dia da Lembrança, em entrevistas e eventos. 

Nesse Dia da Lembrança,  11 de novembro as 11 horas, haverão 2 minutos de silêncio -  em várias partes do mundo -  por respeito genuíno pela perda e sacrifício dos outros. Ele está no período que comemora um século do combate que o originou, (2014 a 2018).


(1) – Definição de Armistício segundo o dicionário Michaelis: ar.mis.tí.cio
sm (lat armistitiuSuspensão de guerra. Tréguas de pouca duração.

(2)- Definição de Cenotáfio segundo o dicionário Michaelis: ce.no.tá.fio
sm (gr kenotáphion) Monumento sepulcral erigido em memória de defunto sepultado em outro lugar. 

0 comentários:

Postar um comentário