sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Os poderes perdidos de Superman


Todos sabem que ele é mais rápido que uma bala, voa é imortal e tem a visão de calor entre outros poderes. Mas Superman, interpretado nos cinemas pelo ator britânico Henry Cavill, já foi mais poderoso e após algumas “repaginadas” teve sua lista de super-habilidades reduzida.

Alguns desses poderes esquecidos na atualidade apareceram em diferentes eras dos quadrinhos, ou filmes ou séries de TV. Não ficaram no portfólio permanente do herói mas são interessantes. Não sabemos se na trama de Batman VS Superman - que estreia em março de 2016 – haverá algum flashback deles, mas até lá, não custa lembrá-los e imaginar:


No filme Superman II, o herói usou dois poderes hoje abandonados: um deles foi o raio psicocinético, herança dos filhos de Krypton, esse raio emanado pelas mãos podia ferir ou levantar pessoas e objetos (um raio de levitação). E para confundir três bandidos o Homem de Aço criou imagens múltiplas de si mesmo… Imaginem na atualidade cinco ou seis Henry Cavills/Superman para confundir o Batman? Ou como Clark Lent para a Lois Lane? 


Ainda nos filmes, em Superman IV ele “consertou” a Muralha da China com um raio reconstrutor de matéria. Se tivesse utilizado esse poder novamente no final de Man Of Steel não teria deixado Bruce Wayne tão sedento de sangue para Batman Vs Superman.




Nos quadrinhos, (Pré Crise), a identidade secreta do herói não era descoberta porque os óculos de ilusão que Clark Kent usava foram confeccionados por ele, com vidros kryptonianos indestrutíveis presentes na espaçonave que o trouxe para a Terra. Essas lentes além de não derreterem com a visão de calor, criavam uma ilusão para quem as olhasse e fazia que Clark fosse visto como um homem de traços bem cansados, quase que envelhecido e por isso protegiam seu disfarce. (Nem precisamos falar que no roteiro de O Homem de Aço, esse assessório foi por água abaixo e Lois enxergou muito bem o Clark).


O maior “poder” do Superman é acreditar na humanidade e amá-la a ponto de defendê-la de si mesmo e de todos os vilões que surgem em seu caminho. A esperança por dias de paz e evolução e o trabalho duro para tornar isso real é a rotina desse herói. Nada mais atual para a Terra, não?

Com 77 anos de história e muitos ainda por vir, sabemos que muitas novidades aparecerão. E estaremos aqui para compartilhá-las.




0 comentários:

Postar um comentário